Obra: entenda o passo a passo para um serviço perfeito!

Entender o passo a passo das coisas é algo natural para a humanidade: receitas de bolo, lavagem do carro, limpar a casa, rotina matinal e etc. Saber um passo a passo faz o processo ser correto até chegar num resultado perfeito! Da mesma forma é com uma obra: entender o processo correto de uma obra faz com que ela caminhe para o sucesso no final!

Claro que cada serviço tem suas especificidades e o processo pode ser alterado no meio do caminho, mas aqui vamos te mostrar o caminho comum da construção de uma casa completa.

01. Projeto de arquitetura

A princípio uma obra grande começa em um projeto onde, a partir dele, todas as atividades, planejamento, orçamento e construção acontece.

Converse com o profissional e explique todas as suas necessidades e desejos para o imóvel com aquela obra. A partir disso, o projeto vai ser desenvolvido buscando alcançar o que você sonha!

02. Projetos Complementares da obra

Após a aprovação do projeto de arquitetura da obra, serão feitos os projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias (água fria, esgoto, água quente), telefonia e internet.

03. Orçamento da obra

Aqui seu você entenderá quanto custará a obra baseado em todos os materiais aplicados. Assim, leva-se em consideração o quantitativo de materiais que serão gastos, o custo da mão de obra e de outros serviços.

Com o intuito de controlar seus gastos, desenvolva um orçamento mesmo trabalhando com prestadores diferentes. Dessa forma, você não terá surpresas.

04. Planejamento da Obra

Da mesma forma, é muito importante ter o roteiro da sua obra descrito como um guia! Para isso, defina a data de início, distribua o custo nas etapas e prazos para o final de cada uma delas. Entretanto, essa etapa é extremamente técnica, variando muito de acordo com a complexidade da sua obra. Por isso, um profissional que entende do assunto é crucial.

Você pode aprender como economizar na obra nesse nosso post.

05. Serviços Preliminares (o começo da obra)

É a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem (movimentação de terra com corte e-ou aterro). Em seguida é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações e, mais pra frente, das paredes e divisórias.

06. Fundações ou Infra-estrutura

As fundações que sustentam a edificação (casa, prédio, shopping, galpão, etc). Existem vários tipos de fundações. A definição do tipo de fundação leva em consideração o tipo de edificação e o tipo de solo do terreno.

07. Estrutura ou Superestrutura da obra

É a sustentação da edificação. São as estruturas que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes. As estruturas mais comuns no Brasil são:

  • Concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje).
  • Alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação)
  • Estruturas metálicas (principalmente em galpões, indústrias)

08. Paredes e Vedações

É a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias!

09. Telhados e Forros

 A construção do telhado é dividida em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas). As telhas podem ser:

  • Cerâmicas
  • Concreto
  • Metálicas
  • Fibrocimento
  • e vários outros modelos.

10. Instalações Hidrossanitárias

As instalações hidrossanitárias são divididas em:

  • Instalação de água fria
  • Instalação de esgoto
  • Instalação de água quente
  • Instalação de água de reuso (se houver)

Devem ser feitas com bastante atenção e cuidado para evitar vazamentos e problemas futuros. Há vários tipos de materiais para tubos e conexões além do PVC.

11. Instalações Elétricas

É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.

12. Instalações Complementares

São as instalações de TV, CFTV, internet, gás, ar condicionado.

13. Acabamentos e Revestimentos

 É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos.

14. Esquadrias (portas e janelas)

As esquadrias são as portas e janelas. A instalação deve ser bem feita para evitar problemas na abertura das mesmas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser em:

  • Metálicas
  • Alumínio
  • Madeira
  • PVC
  • Vidro temperado

15. Pinturas e Texturas

Etapa de pintura interna, externa e texturas. Saiba mais sobre essa etapa aqui no nosso blog! A pintura interna em paredes de alvenaria se divide em:

  • Preparar as paredes, pisos e tetos
  • Aplicar selador
  • Aplicar massa corrida
  • Pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos

16. Louças e metais

Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, armários planejados, etc.

17. Áreas externas e Paisagismo

Piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo do jardim.

18. Limpeza final da obra

Limpeza final de obra. Deve ser feita com tempo e cuidado, olhando todos os detalhes para que fique tudo muito limpo e bonito para receber a família. Também é nessa etapa que é testado o funcionamento de todas as instalações.

Agora você já sabe o processo de uma obra comum! Lembrando que todo trabalho pode mudar de acordo com suas especificidades! Siga a gente no Instagram para mais dicas incríveis como essa! 

Solicite agora seu orçamento!

Próximo
Próximo

Obrigado!

Atendimento registrado com sucesso!

Solicitar agora

Dicas para economizar na reforma

Na hora de reformar existem muitos fatores que influenciam nas decisões finais, porém o que mais pesa é o bolso. Por esse motivo vamos te passar algumas dicas de como poupar aquela grana na hora de fazer esse investimento. Lembre-se que o orçamento apertado nem sempre...

7 Passos para trocar torneira

A torneira do seu banheiro quebrou e agora? Calma, vai dar tudo certo, pois vamos te dar os oito passos para trocar a torneira da sua casa. Todo mundo sabe que para esse tipo de serviço o mais aconselhado é chamar um encanador ou um marido de aluguel (termo usado para...

Cuidados ao contratar serviços de reforma

Cuidados ao contratar serviços de reforma

Ao contrário do que muitos pensam, os serviços de reforma não precisa ser um problema. Quando pensamos em serviços de reforma na nossa casa ou apartamento, a primeira coisa que vêm à cabeça é: Estresse, gastos e problemas! Entendo a sua preocupação, principalmente...

Como escolher uma argamassa?

Como escolher uma argamassa?

Tão difícil quanto encontrar um bom profissional para reformar seu imóvel, é escolher os materiais corretos para que o serviço tenha um bom acabamento e uma boa durabilidade. Uma dúvida muito comum nos clientes é como escolher uma argamassa.  Existem vários tipos de...

Dicas para reaproveitar e economizar água.

Dicas para reaproveitar e economizar água.

Dicas para reaproveitar e economizar água. A economia de água é algo que está ao alcance de todos e podemos incluir esta ação em nossa rotina do dia a dia. A preservação do meio ambiente é um assunto a ser difundido sempre. Pequenos gestos e economias podem fazer...

Como renovar o rejunte?

Como renovar o rejunte?

Como renovar o rejunte? Com o tempo, os rejuntes vão ficando amarelados e podem começar a rachar. Os pontos negativos são além da questão estética, pois esses buraquinhos que se criam prejudicam o azulejo e ainda acumulam bolor. Hoje em dia é muito fácil renovar o...

Como limpar a caixa d’água?

Como limpar a caixa d’água?

Como limpar a caixa d'água? É importante manter sua caixa d'água sempre limpa e higienizada, isso evitará, entupimentos de tubulação, problemas nas suas torneiras e até problemas de saúde. Para te ajudar nessa tarefa importante e que deve ser feita preferencialmente a...

Como limpar porcelanato?

Como limpar porcelanato?

Como limpar porcelanatos? Muita gente nos pergunta como manter o porcelanato da sua casa brilhando e com aquele aspecto de novo por muito tempo. Muitos reclamam da perda do brilho e de que não sabem nem encontram fácil como limpá-los. Por isso, o manual da reforma de...