Select Page

A cerâmica é um material muito utilizado na construção civil, devido à sua versatilidade e resistência. O processo de assentamento da cerâmica não é difícil, mas requer alguns cuidados para que o resultado final seja satisfatório.

Neste artigo, vamos mostrar como assentar piso de cerâmica, passo a passo. Confira!

Como assentar a cerâmica

A aplicação de revestimento cerâmico não precisa ser difícil, contanto que alguns detalhes sejam levados em consideração. Assim, você garante a beleza, a qualidade e a durabilidade do piso. Antes de começar, verifique se existem quaisquer imperfeições na superfície, e certifique-se de que está limpo e seco, sem nenhum resíduo de tintas ou óleos. Não se esqueça de definir o tipo de argamassa a ser usada, tal como fazer a escolha correta de rejunte para cada ambiente.

Preparação da argamassa

Preparar uma argamassa adequadamente é essencial para obter um acabamento de qualidade. O preparo da argamassa exige que sejam seguidos alguns passos específicos. Primeiro, é preciso medir os materiais de acordo com as quantidades e as proporções definidas pelo fabricante.

Em um recipiente seco e limpo, abra o pacote e adicione água conforme indicado na embalagem. Misture até obter uma mistura homogênea, e deixe repousar por 10 a 15 minutos. Em seguida, comece a aplicação, com o lado liso da desempenadeira, até obter uma espessura de 4 a 5mm. Faça isso dentro do tempo de uma hora e meia, e então utilize o lado dentado da desempenadeira para formar sulcos paralelos.

Assentando a cerâmica

Posicione a cerâmica sobre a argamassa e a movimente de maneira leve para que fique bem ajustada. Use um martelo de borracha para apertar a peça e ajustar suas imperfeições. Depois, insira espaçadores entre cada peça, ajustando-as para que fiquem encostadas nos espaçadores, seguindo o alinhamento das outras peças.

Retire o excesso de argamassa das juntas com uma espátula e limpe a superfície com um pano úmido ou estopa até remover todo o resíduo, repetindo a operação até fechar todo o cômodo.

Dicas de como assentar sua cerâmica com qualidade

  1. Escolha os materiais adequados
  2. Providencie os materiais necessários nas quantidades recomendadas
  3. Planeje a instalação
  4. Prepare a superfície e o ambiente
  5. Tenha cuidado na hora e respeite o tempo de aplicação
  6. Preste atenção no alinhamento
  7. Proteja o piso após a aplicação

Pronto! Agora, você está preparado para assentar piso de cerâmica sozinho!

Se precisar de uma ajuda, conte com profissionais especializados em assentamento de pisos e cerâmicas, como a Renove Já.  Solicite um Orçamento agora mesmo!